terça-feira, 29 de setembro de 2009

Base de Dados

Uma base de dados permite pôr dados à disposição de utilizadores para uma consulta, uma introdução ou uma actualização assegurando-se dos direitos atribuídos a estes últimos.
Isso é ainda útil quando os dados informáticos são cada vez mais numerosos.
Tem como utilidade pôr à disposição de utilizadores para uma consulta, uma introdução ou uma actualização.
A vantagem essencial da utilização de base de dados é a possibilidade de poder ser acedida por vários utilizadores simultaneamente.

As bases de dados surgiram para controlar os dados bem como os utilizadores, a necessidade de um sistema de gestão rapidamente a gestão de dados faz-se graças a um sistema chamado SGBD (sistema de gestão de base e dados) que é um conjunto de serviços que permite gerir as bases de dados, quer dizer permitir o acesso aos dados de maneira simples.
Alguns dos exemplos de base de dados são páginas amarelas, códigos postais, SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa), SIGE (Sistema Integrado de Gestão de Escolas), entre outros.
A implementação do SIGE baseado em métodos de funcionamento e gestão com recurso a tecnologias de informação, passando pela utilização de cartão electrónico por todos os utentes.
Uma ligação ao exterior, permite aos encarregados de educação a possibilidade de interacção com o sistema instalado na escola, podendo, a partir de casa, utilizando uma palavra-passe, consultar saldos, notas e controlar entradas e saídas do recinto escolar.
O cartão electrónico serve não só para identificação, pois contém nome, número e fotografia do seu utilizador, mas também é utilizado como cartão de compras, a usar para aquisição de artigos de papelaria, produtos do bar e efectuar a marcação das refeições.

Todas as bases de dados são possíveis graças a Internet.

quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Mudanças de instalações





No dia 2 de Setembro, depois de ter tido sessão de CLC com a formadora Ana Sofia, em Serroventoso, fomos transferidas para o Salão Paroquial de Samuel. Naturalmente, íamos um pouco apreensivas, porém adaptámo-nos muito bem, fomos recebidas com sorrisos pelas formandas do curso de Cozinha Pastelaria. Estão a decorrer obras nas instalações da Paróquia então somos surpreendidas por algums ruídos e o pinhal que se encontra por trás das instalações também está a ser destruído; pode ser que assim entre sol na nossa sala que é muito fria. Ontem, fomos visitar a Igreja de Samuel onde é padroeira Nossa Senhora das Candeias. Achei a igreja muito bonita.

quarta-feira, 2 de setembro de 2009